segunda-feira, 21 de maio de 2012

Consciência Política e Analfabetos Políticos


"O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce [...] o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais." (Autor desconhecido)

O espetáculo da corrupção enoja e torna a própria atividade política ainda mais desacreditada. Os que detestam a política – como diria Brecht, os analfabetos políticos – regozijam-se. Os podres poderes fortalecem os argumentos pela indiferença e o não envolvimento na política. É o moralismo abstrato e ingênuo que oculta a ignorância e dissimula a leviandade egoísta dos que não conseguem pensar para além do próprio bolso.
O analfabeto político não sabe que sua indiferença contribui para a manutenção e reprodução desta corja de ladrões que, desde sempre, espreitam os cofres públicos, prontos para dar o golpe à primeira oportunidade que surja. Os analfabetos políticos não vêem que lavar as mãos alimenta a corrupção.
Quem cultiva a indiferença, o egoísmo ético do interesse particularista, é conivente com o assalto ou é seu beneficiário. Portanto é neste cenário de currupção que apresnta o analfabeto político, que inconsciente de seu papel enquanto cidadão, contribui para a reprodução de uma política sem compromisso com a sociedade.

3 comentários:

  1. Bem mais analfabetos políticos do que o povo inculto, são os nossos líderes políticos que se julgam cultos e fazem do nosso Brasil esse "antro de corrupção".

    ResponderExcluir
  2. O povo ainda tem uma desculpa, pois é analfabeto e tem poucas chances de raciocinar com inteligência o futuro do país. Já os nossos líderes (que não líderes e sim CHEFES), apesar de toda a propagada cultura que possuem, são uns cafajestes, pois não permitem que o Brasil cresça e apareça

    ResponderExcluir
  3. Cometem os piores crimes de lesa pátria através do mais deslavados ataques aos cofres públicos, e fica tudo por isso mesmo, sem punições, pois criam leis que os beneficiam e permitem essa impunidade. Na minha opinião, deveria ser solicitado pelo povo brasileiro, pena de morte para político ladrão, que é o que mais temos em nosso Brasil

    ResponderExcluir