segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que fazer para melhorar a consciência política?

Partindo do pressuposto de que,  a educação é quem cria consciência de cidadania em uma nação, chegamos a conclusão de que as pessoas precisam ser ensinadas a exercitarem o senso crítico, a conhecerem a história de seu país e perceberem que podem sim definir o curso da sua história.
                 
 E para formar cidadãos críticos e conscientes é necessario investir em uma educação de qualidade que previlegie a todos,e nao apenas uma parcela da população. A educação sem dúvida é o melhor caminho para formar e melhorar a consciência política dos cidadãos, sem ela não se aprende, nem se ensina.

        
                             

11 comentários:

  1. se levarmos a sério o poder que termos em mãos que é o VOTO, mudariarmos a história política do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ana Maria, mas infelizmente muitos desconhecem esse poder e outros sao corrompidos pela politicagem e a politica de nosso pais continua movida pela corrupção, pela falta de compromisso com a sociedade.

      Excluir
  2. Concordo com a Drª Ana Maria, porém devemos analizar quem escolhemos para mudar as Políticas, mais infezlimente quando o homem chega ao poder é comrrumpido, aí que a sociedade deve se mobilizar.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa é certa: Quer conhecer uma pessoa? dê poder à ela. Quer conhecer mais? Tire!! É só observar.....isso vale p/ todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bel, o poder corrompe as pessoas de um jeito innexplicavel e deixa grandes sequelas...

      Excluir
  4. As pessoas precisam ser ensinadas a exercitarem o senso crítico, a conhecerem a história de seu país e perceberem que podem sim definir o curso da sua história.

    ResponderExcluir
  5. (Fernand...










    Acho que as próprias pessoas têm que diferenciar o que está certo e o que está errado..
    Mas se uma pessoa não tem condições de ver isso, ou finge que não vê, ela nunca vai ter uma boa consciência política.. :)

    ResponderExcluir
  6. A CONSCIÊNCIA POLÍTICA DIFERENTEMENTE DO QUE PENSAMOS É UMA FORMA DE DE RESOCIALIZAÇÃO, DE ESPERANÇA E DE CUMPRIR COM NOSSO PAPEL DE CIDADÃOS.CADA UM A USA COMO QUISER, O IMPORTANTE É DESPERTAR CADA VEZ MAIS ESSA CONSCIENCIA EM NOSSOS FILHOS

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que os candidatos novos não terão tanto jogo de cintura pra ser corromper como a maioria dos políticos que lá estão em Brasília tem e quando esses novos políticos aprendessem como se faz para serem corruptos, tiraríamos eles de lá nas próximas eleições e uma nova leva de novos políticos seriam eleitos. Se a cada eleição nós elegêssemos novos políticos é bem provável que a corrupção em nosso País iria diminuir consideravelmente.

    ResponderExcluir
  8. temos um poder preciossimo em nossas maos que e´o voto apesar de que nem toda a sociedade sabe aproveitar pois se soubessemos jamais teriamos greve ou um caos que esta a nossa sociedade...

    ResponderExcluir
  9. Na verdade mais da metade da população vota sem ter a menor noção do quanto é importante saber do passado do candidato. Para saber se ele fez algo bom para sociedade e tambem sem saber que não é o dever do povo ajudar o Estado mais sim do Estado.

    ResponderExcluir